Site da USP
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Sistemas de Potência

A área de Sistemas de Potência pode ser entendida através de suas quatro Linhas de Pesquisa principais.

Linhas de Pesquisa

Automação de Sistemas Elétricos de Potência e Processos Industriais


Esta linha inclui, de um lado, as pesquisas relativas aos sistemas elétricos de potência usando técnicas digitais. Os sistemas que estão relacionados com esta linha são os sistemas de supervisão e controle da transmissão e os sistemas de automação de subestações, de usinas hidro e termo elétricas, e da distribuição. De outro lado, realiza estudos de automação de sistemas industriais, portuários e prediais, abordando algoritmos, procedimentos e aspectos tecnológicos para garantir operacionalidade, confiabilidade e manutenibilidade aos processos através da flexibilidade de sistemas, comunicação de informações, desenvolvimento de células de trabalho, implantação de acionamentos de máquinas e motores e robotização de funções.

 

Eletrônica de Potência e Conversores Estáticos


A Eletrônica de Potência trata da conversão estática de energia elétrica em suas diversas formas, com alta eficiência e qualidade. Por conversão estática entende-se conversão sem partes móveis, o que é proporcionado por semicondutores de potência (transistores, tiristores, diodos, e outras chaves eletrônicas). Entre os temas abordados por esta linha de pesquisa incluem-se: conversores comutados pela rede; estudo de novas estratégias de controle digital para conversores; associação de conversores; estudo de novas topologias; estratégias de modulação em largura de pulso (PWM); sistemas de sincronismo (Phase Locked Loop-PLL); conversores para sistemas de geração (fotovoltaica, eólica, ondas do mar, etc. ), estudo e aplicação das novas teorias de potência instantânea, conversores para sistemas de iluminação; retificação com elevado fator de potência; compensadores de perturbações na rede; transmissão em corrente contínua (HVDC); transmissão de energia sem fio; compensação estática de reativos (SVC e STATCOM); compensação de desequilíbrios de carga; restauradores de tensão (Dinamic Voltage Restorer – DVR); conversores para sistemas de armazenamento de energia; conversores para sistemas CA flexíveis (Flexible AC Transmission Systems- FACTS), conversores para redes inteligentes (smart grids); etc.

 

Simulação de Fenômenos Eletromagnéticos e Mecânicos em Dispositivos Elétricos


Estudos das distribuições de campos eletromagnéticos em dispositivos e sistemas elétricos com geometrias bidimensionais e tridimensionais e seus acoplamentos com os fenômenos térmicos e mecânicos por métodos numéricos;
Os trabalhos aqui desenvolvidos vão desde estudo sobre máquinas elétricas e transformadores e aterramentos em subestações elétricas até dispositivos de menor potência para órgãos implantáveis no corpo humano.

 

Produção, Transporte e Uso da Energia Elétrica


Esta linha de pesquisa trata de estudos e metodologias relativos ao planejamento, projeto, operação e manutenção dos sistemas de geração de energia elétrica, considerando todas as suas fontes primárias, e dos sistemas de transmissão, sub-transmissão e distribuição de energia elétrica, inclusive levando-se em conta o uso final da energia.