Site da USP
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Bolsas

1456346119_Student-3O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da EPUSP possui uma quota institucional de bolsas, provenientes de agências de fomento como CNPq, CAPES e outras instituições.

São aptos para serem bolsistas os candidatos a mestrado, doutorado ou doutorado direto que se enquadrem nas regras estipuladas pelo CNPq (seção Bolsas, Bolsas no País, Pós-Graduação) e CAPES, como as resoluções CAPES e CNPQ (PORTARIA CONJUNTA No – 1, DE 15 DE JULHO DE 2010, Decreto nº 6316, de 20/12/2007 e pelo Decreto nº 4728, de 09/06/2003. As bolsas são para dedicação integral. O exercício de atividade remunerada simultânea à bolsa deve atender aos requisitos e condições da Portaria conjunta N.1 de 15 de Julho de 2010, mencionado aqui.

Comissão de Bolsas

A Comissão de Bolsas (COB) é responsável por gerenciar o processo seletivo, de ranqueamento, de indicação, cadastro e gerenciamento e acompanhamento dos bolsistas do programa, conforme os critérios estabelecidos pelo PPGEE.

A seleção de bolsistas de Mestrado é feita após aprovação em Exame de Bolsa (nota maior ou igual a 5,0) e análise da documentação solicitada. A seleção de bolsistas de Doutorado é feita exclusivamente baseada na documentação solicitada.

Quando um aluno torna-se bolsista dessa quota institucional, a Comissão de Bolsas (CoB) do PPGEE se encarrega de verificar o cumprimento das regras da concessão, acompanhando a evolução acadêmica do aluno ao longo do programa.

Algumas da dúvidas frequentes dos candidatos e alunos podem ser vistas na seção FAQ da página do PPGEE.

Outros detalhes podem ser obtidos nos seguintes links.

Outras informações da CoB

Para outras dúvidas ou consultas, os interessados podem recorrer à secretaria do PPGEE ou aos emails dos representantes das respectivas Áreas de Conhecimento do programa na Comissão de Bolsas. Sugerimos que os emails sejam enviados com o campo de assunto contendo, no início, o termo [COB].

Coordenação geral da CoB
Prof. Dr. Eduardo Lorenzetti Pellini cob_ppgee@usp.br

Secretária do programa
Rosemeire Cruz

Representantes de área na CoB
Área 3139 – Engenharia de Sistemas – Prof. Dr. Oswaldo Costa oswaldo@lac.usp.br
Área 3140 – Engenharia Microeletrônica – Prof. Dr. Gustavo Rehder gprehder@usp.br
Área 3141 – Engenharia de Computação – Profa. Dra. Solange de Souza ssouza@usp.br
Área 3142 – Sistemas Eletrônicos – Prof. Dr. Magno T. da Silva pmsburt@usp.br
Área 3143 – Sistemas de Potência – Prof. Dr. Mauricio Salles mausalles@usp.br
Área 3154 – Engenharia Biomédica – Prof. Dr. Henrique Moriya htmoriya@usp.br

Representantes discentes
Flávio Renê Miranda Pavan rnflavio@usp.br
Leonardo de Paula Carvalho carvalho.lp@usp.br

A Comissão de Bolsas realiza reuniões em todo o início de mês para tratar de ranqueamento, indicações e quaisquer outros assuntos relacionados aos bolsistas. No final de 2018 e início de 2019, tais reuniões seguem a seguinte agenda, realizada tipicamente às 13 ou 14 horas nas salas de reunião da secretaria do PPGEE:

  • 05 de Novembro de 2018.
  • 03 de Dezembro de 2018.
  • Janeiro de 2019 – será realizada por consulta aos membros por email.
  • 05 de Fevereiro de 2019.
  • Reunião de Março de 2019 – realizada excepcionalmente em 25 de Fevereiro de 2019 por conta do carnaval.
  • 01 de Abril de 2019.
  • 06 de Maio de 2019.
  • 03 de Junho de 2019.
  • Julho de 2019 – será realizada por consulta aos membros por email.
  • 05 de Agosto de 2019.

Quaisquer documentações, comunicados e pleitos feitos à Comissão de Bolsas devem ser encaminhados aos emails dos representantes de área, ao email da Comissão de Bolsas ou, pessoalmente, à secretaria do PPGEE, até a quinta-feira anterior à data de cada reunião.