Site da USP
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Solicitação de Bolsas

Bolsas de Estudo do PPGEE

As seguintes condições são relevantes para o candidato a bolsas do PPGEE:

– ter realizado a inscrição no processo seletivo atual em sua respectiva área de concentração ou já ser aluno (especial ou regular) do PPGEE.

– para candidatos de mestrado ou doutorado direto, realizar a indicação de sua intenção em realizar o exame de bolsas do PPGEE, em sua modalidade local ou remota, através do preenchimento do formulário online FCOB-10.

– para candidatos de doutorado após mestrado, não haverá exame de bolsas, basta o preenchimento do formulário online FCOB-10 a qualquer momento.

As seguintes datas e observações se aplicam ao candidato que tem intenção e irá realizar o exame de bolsas (EB) do PPGEE que ocorre para o Processo Seletivo 1 de 2020:

– Até o dia 13/11/2019 – submeter o formulário online FCOB-10. (Atenção: Essa data foi adiada do dia 11/11 para o dia 13/11/2019).

– Realizar a prova no dia 26/11/2019, das 14hs até 17hs, em sua modalidade LOCAL ou REMOTA, conforme especificado no formulário FCOB-10 submetido. Só será aplicada a prova de bolsa aos candidatos aprovados na prova de conhecimento.

– Os candidatos que irão realizar o Exame em sua modalidade REMOTA devem realizar um teste de conectividade anterior a data da prova. O candidato e o responsável pela prova REMOTA serão contactados pela Comissão de Bolsas para essa finalidade, alguns dias antes da data da prova.

– A sala onde será realizada a prova LOCAL estará afixada na secretaria de pós-graduação do PPGEE.

– Os resultados do Exame de Bolsas serão divulgados até o dia 06/12/2019. Os candidatos que forem aprovados no Exame e também no processo seletivo de suas áreas de concentração serão convidados então a enviar os formulários para ranqueamento de orientadores e orientados. O ranking será realizado nos meses de Janeiro a Fevereiro de 2020. Os resultados das bolsas serão divulgados ao final de Fevereiro, para possíveis implementações das bolsas em Março de 2020, conforme disponibilidade de bolsas nas agências de fomento.

Resultados do exame de bolsas da CoB do PPGEE

Os alunos que venham a ser aprovados no exame de bolsas do PPGEE estarão listados num arquivo disponibilizado nessa seção.

  • Lista dos alunos aprovados no Exame de Bolsas (será apresentado após o dia 06/12/2019).

Assim que disponibilizada essa lista, os alunos que tiverem êxito no Exame de Bolsas, e também forem aprovados nos respectivos processos seletivos de suas respectivas áreas de concentração, serão contactados por email, até o final do mês de Dezembro de 2019. Nessa ocasião a Comissão de Bolsas deverá fazer o pedido de envios dos formulários de rankeamento, tanto do aluno, como do seu orientador .

O ranking se dará durante o mês de Dezembro de 2019 e Janeiro de 2020, para implementação das bolsas aos melhores posicionados, após a matrícula, em Fevereiro ou Março de 2020.

 

Formulário para intenção e inscrição no Exame de Bolsas – 1/2020

Seja candidato de mestrado, doutorado ou doutorado direto, os alunos interessados a concorrer em uma das bolsas da quota institucional do PPGEE devem seguir as orientações citadas aqui para preenchimento do formulário FCOB-10. O formulário FCOB-10 utiliza o Google Forms e, portanto, o candidato deve ser usuário cadastrado de email do Google para poder preenchê-lo.

Caso o candidato enfrente problemas com a sua autenticação no formulário de inscrição, basta utilizar uma janela anônima do browser. Caso o problema persista, basta entrar em contato via email com a Comissão de Bolsas em cob_ppgee@usp.br

 

Todos os candidatos interessados a concorrer no programa de bolsas do PPGEE devem entregar o Formulário FCOB-10 – Intenção de Bolsa e Inscrição em Exame de Bolsas (disponível nesse link aqui) durante o prazo de inscrição no processo seletivo.

Os candidatos interessados a bolsas de mestrado e doutorado direto devem realizar inicialmente o Exame de Bolsas, gratuito, ou o GRE General test. As datas de realização do Exame de Bolsas são divulgadas em conjunto com as datas dos Exames de Ingresso, nos editais de cada processo seletivo.

Os candidatos a bolsa de mestrado e doutorado direto que obterem nota maior ou igual a 5,0 (cinco) no Exame de Bolsas, e forem habilitados no processo seletivo, serão classificados e estão aptos a serem ranqueados dentre os demais candidatos. A nota obtida em um Exame de Bolsas tem validade por um ano e será necessariamente substituída caso o candidato realize outro Exame de Bolsas.

Os candidatos a bolsa de doutorado habilitados no processo seletivo não precisam fazer Exame de Bolsas, e são classificados mediante entrega dos formulários de ranqueamento comentados a seguir.

Todos os candidatos habilitados no processo seletivo, assim como seus futuros orientadores, devem entregar os formulários de ranqueamento da Comissão de Bolsas.

As listas classificatórias, tanto de Mestrado/Doutorado Direto como a de Doutorado, são atualizadas mensalmente. As bolsas disponíveis no mês serão atribuídas seguindo as listas classificatórias. Sua posição no ranking ou nota do Exame de Bolsas pode ser obtida por solicitação via email a CoB.

Para ranqueamento, o candidato à bolsa deve preencher formulários FCOB-01 Formulário de Candidato, conforme solicitação explicita por email enviado pela Comissão de Bolsas.

O candidato à bolsa também deve solicitar que seu futuro orientador preencha o formulário online FCOB-02 Formulário de Orientador, conforme solicitação explicita por email enviado pela Comissão de Bolsas.

Caso o orientador tenha mais de um candidato a bolsa, apenas um formulário de orientador deve ser preenchido para a Comissão de Bolsas, desde que todos os alunos estejam considerados e enumerados no mesmo.

Caso os dados apresentados nos formulários não estejam corretos ou comprovados, o pedido de solicitação de bolsa pode não ser considerado.