Site da USP
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Formulários de pedido de bolsa

Todos os candidatos interessados a concorrer no programa de bolsas do PPGEE devem entregar o Formulário FCOB-10 – Intenção de Bolsa e Inscrição em Exame de Bolsas (disponível nesse link aqui) durante o prazo de inscrição no processo seletivo.

Os candidatos interessados a bolsas de mestrado e doutorado direto devem realizar inicialmente o Exame de Bolsas, gratuito, ou o GRE General test. As datas de realização do Exame de Bolsas são divulgadas em conjunto com as datas dos Exames de Ingresso, nos editais de cada processo seletivo.

Os candidatos a bolsa de mestrado e doutorado direto que obterem nota maior ou igual a 5,0 (cinco) no Exame de Bolsas, e forem habilitados no processo seletivo, serão classificados e estão aptos a serem ranqueados dentre os demais candidatos. A nota obtida em um Exame de Bolsas tem validade por um ano e será necessariamente substituída caso o candidato realize outro Exame de Bolsas.

Os candidatos a bolsa de doutorado habilitados no processo seletivo não precisam fazer Exame de Bolsas, e são classificados mediante entrega dos formulários de ranqueamento comentados a seguir.

Todos os candidatos habilitados no processo seletivo, assim como seus futuros orientadores, devem entregar os formulários de ranqueamento da Comissão de Bolsas.

As listas classificatórias, tanto de Mestrado/Doutorado Direto como a de Doutorado, são atualizadas mensalmente. As bolsas disponíveis no mês serão atribuídas seguindo as listas classificatórias. Sua posição no ranking ou nota do Exame de Bolsas pode ser obtida por solicitação via email a CoB.

Para ranqueamento, o candidato à bolsa deve preencher o formulário online FCOB-01 Formulário de Candidato, disponível nesse link aqui.

O candidato à bolsa deve solicitar que seu futuro orientador preencha o formulário online FCOB-02 Formulário de Orientador, disponível nesse link aqui.

Caso o orientador tenha mais de um candidato a bolsa, apenas um formulário de orientador deve ser preenchido para a Comissão de Bolsas, desde que todos os alunos estejam considerados e enumerados no mesmo.

Caso os dados apresentados nos formulários não estejam corretos ou comprovados, o pedido de solicitação de bolsa pode não ser considerado.

Como as listas classificatórias são atualizadas periodicamente, caso o candidato ou futuro orientador queiram atualizar os dados dos formulários, novos formulários devem ser preenchidos até o dia 25 do mês  para que a atualização valha para o mês seguinte.